10 - 50/50
Argumento algo previsível e nada inovador, mas que ainda assim resulta muito bem, com uma narrativa bem organizada e um elenco competente.
Destaque: Joseph Gordon-Levitt e Yellow Ledbetter no final (I'm a sucker for it)
9 - Moneyball
Retrato realista daquilo que acontece quando se tenta introduzir um elemento novo, num ambiente estagnado. Uma lição para os tempos que correm, em que se pede inovação.
Destaque: Brad Pitt (não o seu melhor, mas bom) & Jonah Hill (a deixar a comédia e com um papel mais sério) & Philip Seymour Hoffman (excelente "velho do Restelo").
8 - Ides of March
Trama politica actual com claras alusões à campanha de Obama à presidência e onde se demonstra que até mesmo os ideais (supostamente) mais nobres podem ser corrompidos pelo poder ou perspectiva de. Não há ninguém imune na politica e que não seja corrupto.
Destaque: A mensagem que transmite e o elenco.
7 - Midnight in Paris
O romantismo que Paris tem, visto por um prisma surrealista através dos tempos. Realidade, ficção, romance e arte em uníssono.
Destaque: Paris, a fotografia e Dali
6 - Attack the Block
Invasão de extraterrestres a fazer lembrar Critters numa versão melhorada e com o toque de humor britânico a que Joe Cornish nos habituou desde o tempo de Shaun of the Dead e Hot Fuzz.
Destaque: Um grupo de actores praticamente desconhecidos com um excelente desempenho o efeito dos extraterrestres no escuro e o típico humor (narrativo) britânico.
5 - Paul
Mais uma comédia da dupla irreverente Simon Pegg & Nick Frost, desta vez numa incursão por terras americanas e com a presença de um alien não muito convencional.
Destaque: Cena na loja de ET's com alusão à genitália do alien e Simon Pegg & Nick Frost.
4 - We Need to Talk About Kevin
Às vezes as coisas estão mesmo mal e é preciso enfrenta-las em vez de as ignorar e fingir que está tudo bem. Um filme perturbador de uma realidade que infelizmente não é tão irreal como se poderia pensar.
Destaque: Tilda Swinton, Lynne Ramsay numa realização fascinante e um "Kevin" que apetece esganar.
3 - Super 8
Para quem gosta de cinema e sente nostalgia dos filmes dos anos 70-80...ah, e zombies. Um misto de Goonies, My Girl e E.T. numa altura em que vivíamos despreocupados e brincávamos na rua.
Destaque: A amizade e os créditos finais com descarada homenagem a George Romero.
2 - Another Earth
Drama envolvendo as consequências dos erros que cometemos e a possibilidade de poder olhar para nós mesmos com a esperança de não os ter cometido. Um argumento inovador e surpreendente ainda que carregado de dor.
Destaque: Argumento e Brit Marling
1 - Drive
Um duplo de cinema (condutor de carros) metódico e de poucas conversas, que tem como part-time roubar bancos. Filme de poucas falas mas onde as acções valem mais do que as palavras. Um "western" dos tempos modernos com uma pitada de "noir" à mistura.
Destaque: Uma fabulosa banda sonora e um desempenho soberbo do Ryan Gosling
Menção Honrosa - Tucker and Dale vs Evil
É de 2010, mas acho que ainda nem estreou por cá. De rir e rebolar a rir.
E por fim, para quem quiser perder 90min de vida, pode "deliciar-se" com esta pérola do cinema, enquadrado na categoria "É tão mau...". Sem dúvida um clássico instantâneo que faria corar Ed Wood.
O nº 2 é altamente sugestivo. Tenho que o sacar... a alguém.
ResponderEliminarÉ muito bom, não fica muito atrás do Drive
ResponderEliminar