segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Web 2.0

Após uma introdução e um tema incontornável, chegou a altura de me dedicar ao tema para o qual este blog foi criado; Web 2.0
O termo Web 2.0 começou a ser utilizado como termo em 2004, com o objectivo de designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em e para redes sociais e Tecnologia da Informação. Não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.


A imagem seguinte apresenta alguns exemplos


Mas será que nós conseguimos acompanhar esta evolução? Será que ainda estamos da época da web 2.0?





Olhando para trás, lembro-me do 1º computador que tive, no longinquo ano de 1995 um 486 dx4 com 600mb de espaço e um leitor/gravador de cd a 4x.




Ligação à internet, não tinha porque era cara e apenas funcionava com ligação dial-up. Ir à internet era semelhante aos computadores spectrum 48k em que para jogar, tinhamos que meter uma cassete e esperar um belos minutos para que aquilo carregasse o jogo e "rezar" para que não fosse abaixo, assim era a internet nessa altura, com páginas muito básicas, estabilidade e acesso bastante limitado. Hoje tudo está diferente, a complexidade e globalização da internet a isso levou. Nos dias de hoje pode-se encontrar tudo e qualquer coisa na internet e como tal, tudo o que é inovador e diferente é que vai captar a atenção dos utilizadores. Assim sendo a evolução terá que ser constante e exponencial, por isso acho que o conceito de web 2.0 ficará ultrapassado (se não o foi já) e teremos que avançar para "greener pastures"...

1 comentário:

  1. Concordo plenamente, também tive um PC assim, mas com um disco de 5gb, e com aquele acesso à Net, quase lento, lentinho, parado :-)
    Felizmente os tempos mudaram e agora é uma evolução constante. E como dizes a WEB 2.0 já está a ser ultrapassada, vem aí a 3.0 e nós estamos cá usar e abusar :-)

    ResponderEliminar